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terça-feira, 23 de outubro de 2012

EQUIPE 2 – MATERIAL DE APOIO




EQUIPE 2 – MATERIAL DE APOIO
SOLUÇÕES PARA EVITAR A POLUIÇÃO PELA EMISSÃO DE GASES....

A qualidade do ar depende também de seu carro. O que você deve fazer:
Mantenha seu veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você prolonga a vida do motor e economiza combustível.
Observe o período de troca do(s) filtro(s) de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.
Evite transitar por vias congestionadas, procurando, sempre que possível caminhos alternativos. O anda-pára do trânsito congestionado aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Procure utilizar meios de transporte coletivo, sempre que possível.
Se o seu veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante.
Quando parado no tráfego, não acelere seu veículo desnecessariamente. Acelerando, você aumenta a emissão dos poluentes.

Limitar é preciso
Em 2009 entram em vigor no Brasil novos limites de emissões, que correspondem aos implantados em 1999 na Europa. Até lá, o desafio é reduzir emissões de NOx e material particulado pelos motores a diesel, que ainda estão acima do recomendado. Para atingir as metas, a indústria trabalha na pesquisa de catalisadores mais eficientes e na melhoria do combustível - em especial o nosso diesel, que tem alto teor de enxofre. Sem a redução desses índices, em poucos anos os benefícios obtidos desde a criação do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos), em 1986, seriam perdidos, devido ao crescimento exponencial da frota.

O Protocolo de Quioto prevê redução
de 5% na emissão de gases



As plantas e os animais são também gravemente afetados pela poluição do ar. Os gases tóxicos perturbam o normal desenvolvimento da vegetação, pois atacando as folhas, estas caem, diminuindo assim a fotossíntese, a respiração e a transpiração, o que tem como conseqüência um crescimento mais lento das plantas.
Além disso, estas tornam-se menos resistentes às intempéries, às doenças e aos parasitas. A saúde dos animais é igualmente bastante afetada não só pelo contacto direto com o ar poluído como pela ingestão de vegetais mais ou menos envenenados.
Finalmente, a poluição atmosférica aumenta o efeito de estufa e gera a acumulação persistente de substancias tóxicas no ecossistema global.
A emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono na atmosfera prejudica a qualidade de vida de todos aqueles que moram em cidades onde o tráfego de veículos é maior, exigindo assim que novas soluções sejam apresentadas para diminuir problemas de poluição.
Na região metropolitana de São Paulo, o número de dias com índices inadequados pela concentração de poluentes alcançava, em 1996, sete por cento do total de dias do ano.
No Paraná, do total de 1,8 milhão de veículos que deverão ser inspecionados este ano, 450 mil podem ser impedidos de circular pelas ruas e estradas do país.
Segundo o diretor do Instituto de Tecnologia parao Desenvolvimento, Henrique José Ternes Neto, o maior problema são os carros mais antigos, com emissão de monóxido de carbono acima dos níveis permitidos.
Vale lembrar que, segundo o novo Código de Trânsito, o veículo reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes sofre as conseqüências de uma infração gravíssima, cuja penalidade é multa de 180 UFIRs, sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.
Cerca de dois mil cientistas e diplomatas de 180 países, reunidos em Haia, na Holanda, no início do ano, discutiram a regulamentação do Protocolo de Quioto, que prevê a redução em pelo menos 5% até 2010, da emissão de gases de efeito estufa pelos países desenvolvidos.
O Brasil, através do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, defendeu a implementação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que integra o protocolo e permite que países em desenvolvimento criem projetos de emissão de gases, gerando certificados a serem comercializados com países industrializados.
O Brasil é autor do artigo que originou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo o qual, segundo o ministro, além de ajudar na redução da emissão de gases, abre a oportunidade de negócios entre os países.
Já existem, no mercado, várias empresas que criaram soluções para reduzir a emissão de poluentes. Entre elas, a Gasomax Indústria de Dispositivos Automotivos que criou o Gasmax, economizador de combustível para veículos motorizados.


O Brasil defende a implantação
do Mercantilismo de Desenvolvimento Limpo



Após testes realizados pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau (SC), foi constatada uma redução de 74,10% na geração de monóxido de carbono e de 41,42% na liberação de hidrocarbonetos.
O dispositivo foi instalado e testado em diversas empresas e órgãos públicos que atestam sua qualidade e eficiência. Segundo o diretor técnico da FIEC/Senai de Fortaleza, Wellington Gonçalves Belo, foi comprovada a eficiência do equipamento sendo de 20,18% a média entre os vários testes realizados em veículos da frota.
O Ten.Cel. Francisco José do Nascimento, ordenador de despesas da Secretaria de Tecnologia e Informação do Exército Brasileiro, declarou que foi constatada melhoria na performance do veículo testado, com aumento de torque do motor e melhor aproveitamento, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível em 31% e diminuindo a emissão de poluentes.
Também foi constatada uma melhoria no desempenho, diminuição da emissão de poluentes e redução no consumo de combustível, que variou entre 8 e 16% nos veículos testados pela Polícia Civil do Distrito Federal, segundo o diretor da Divisão de Manutenção de Veículos, Antônio Carlos Donith de Paula.
Fonte: http://cidadesdobrasil.com.br
 



Mais informações:
Neste Site você encontrará o PLANO DE CONTROLE DA POLUIÇÃO POR VEÍCULOS EM USO – PCVC

Neste outro site você encontra informações sobre os Híbridos

Carro Elétrico

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